A R T I G O S





XV- NÃO SE ABATA TANTO

As dificuldades da vida material matam muitas esperanças, provocam a destruição de sonhos e muitas vezes levam pessoas ao desespero, a enfermidades, trazem separações dolorosas, criam embaraços ...

Mas, prezado leitor, não se abata. Não se permita desfalecer, entregar-se ao desânimo. Nem tão pouco se sinta só... Estamos todos inseridos num processo evolutivo, onde a dor e a dificuldade ainda fazem parte desse processo, por afinidade até com nosso modo de ser, ainda inseguro, ainda marcado pelo orgulho, pelo egoísmo, pela vaidade.

Na verdade, porém, a destinação de todos nós é a felicidade. Claro que não neste mundo. Talvez nem no outro, mas num futuro um pouco distante, mas alcançável e real. Será também fruto da evolução individual e coletiva, quando alcançaremos também coletivamente um estágio melhor. Não há lógica em admitir tantas lutas, sem uma conquista melhor no futuro.

Confie em Deus, trabalhe, continue sua luta. O mérito virá, fruto do próprio esforço. Afinal somos todos filhos de Deus, um Pai justo e bom, que deseja e espera o melhor para nós. Para alcançarmos, por mérito do esforço próprio, este estágio melhor, dotou-nos de muitas faculdades e envolveu-nos com recursos naturais maravilhosos que nos ajudem a cumprir a jornada de progresso. Você já parou para pensar na maravilha dos recursos naturais que estão à nossa volta? Já relacionou as bençãos e alegrias de tua vida? Já pensou na Bondade Divina, que destinou-nos a água, os frutos, as paisagens, a fauna e flora, os amigos, a saúde, a família, etc.etc.? Pois tudo isso são recursos adicionais abençoados que nos ajudam a caminhar...

Por isso, meu caro, levante os olhos e bom ânimo!

É claro que as lutas são imensas. Mas, ah, as alegrias são maiores. Você, sinceramente, se recorda dos fatos alegres ou dos desagradáveis. Os primeiros são muito mais numerosos, não é mesmo?

Utilize a religião, sua fé, para fortalecer-se. Esteja sempre com seus amigos, para usar a fraternidade como fonte de suas forças. E busque Deus pela prece para estar sempre em harmonia.

Se desejar, venha conhecer a Doutrina Espírita. Ela não deseja mudar seu pensamento, mas apenas ajudá-lo em suas dúvidas e aflições, amparando-o . Se você sente dificuldade em entender a reencarnação, a comunicação de espíritos, ou outros ensinamentos do Espiritismo, procure estudar o assunto e conversar com pessoas mais experientes. Você verá que a Doutrina Espírita muito pode ajudá-lo, sem que você necessariamente tenha que ser espírita. E saberá que os espíritas são pessoas normais, como você, com dificuldades naturais, procurando o auto-aperfeiçoamento e também desejosos de aprender sempre.

Este livro contém alguns ensinamentos do Espiritismo, em sua segunda parte, em comentários do autor sobre alguns pontos doutrinários da Doutrina Espírita. Esperamos lhe seja muito útil.

Uma boa leitura!

Gentileza do Sr. Orson Peter Carrara - "Revista Internacional de Espiritismo" - "Casa Editora O Clarim"



Retornar à Página Inicial